US Dólar: R$5,28 Euro: R$5,74 Validade: 23/05/2024

ESTRADA REAL: Percorrendo do passado ao futuro na mesma rota

A Estrada Real é a protagonista do nosso roteiro. Criada no século XVIII, quando a Coroa Portuguesa oficializou os caminhos para o transporte do ouro e dos diamantes de Minas Gerais até os portos do Rio de Janeiro, hoje ela é a maior rota turística do país. Ao todo, são mais de 1.630 quilômetros de extensão, passando por Minas, Rio de Janeiro e São  Paulo.

Atualmente, a Estrada Real está dividida em quatro caminhos: Caminho dos Diamantes, Caminho Novo, Caminho Velho e Caminho do Sabarabuçu. O Caminho Velho, também chamado de Caminho do Ouro, foi o primeiro trajeto determinado pela Coroa Portuguesa, e liga Ouro Preto à Paraty. O Caminho Novo, que também sai de Ouro Preto, surgiu anos depois, como uma alternativa mais segura, rápida e fácil ao porto do Rio de Janeiro porque as cargas estavam sujeitas a ataques piratas na rota entre Paraty e o Rio.

Já o Caminho do Sabarabuçu é, na verdade, uma espécie de desvio de 160 km no trecho entre Diamantina e Ouro Preto e sua origem é curiosa: há trezentos anos, viajantes avistaram um brilho no topo da Serra da Piedade, em Caeté, e imaginaram ser ouro. Para chegar lá, criaram esta via alternativa. Porém, foram surpreendidos ao se darem conta de que o que refletia a luz solar não era ouro, e sim minério de ferro. 

O foco da nossa Expedição é o Caminho dos Diamantes, que compreende o trajeto entre Diamantina, cujos diamantes e pedras preciosas passaram a ganhar destaque nas economias portuguesa e brasileira em 1729, e Ouro Preto, que era então a sede da Capitania. Dentre todos os caminhos, este é o que reúne o melhor de Minas Gerais: cidades históricas, comunidades rurais tradicionais, excelente gastronomia, paisagens e cachoeiras de tirar o fôlego dentro de um divisor de biomas singular no território brasileiro – a Cordilheira do Espinhaço.

 Em parceria com o Instituto Estrada Real, que promove e gerencia o turismo ao longo das quatro rotas, a Oikos Travel trabalha para garantir a melhor estrutura e conforto para os clientes.

Tótens da Estrada Real 

Nos eixos principais dos quatro caminhos estão situados os marcos da Estrada Real, em forma de tótens. Eles foram estrategicamente posicionados em pontos de bifurcação ou em locais que poderiam gerar dúvidas sobre a continuação das trilhas.

Passaporte da Estrada Real

O passaporte é um registro que permite que o viajante acompanhe suas experiências pelos caminhos da Estrada Real. Ao percorrer os trajetos, o viajante poderá obter carimbos de diversas cidades para preencher seu passaporte e, ao final da jornada, ter acesso a um certificado para cada uma das quatro rotas. 

 Os carimbos são a prova de que os visitantes passaram por determinado lugar. Há diversos pontos de carimbo espalhados pelas cidades que fazem parte do percurso e cada uma delas possui um carimbo específico. Como a Oikos trabalha em parceria com o Instituto Estrada Real, os expedicionários que viajam conosco nem precisam se preocupar: nossa equipe é responsável por solicitar e entregar os passaportes aos viajantes, bem como carimbar os documentos em cada cidade por onde passam. Ao final da jornada, todos terão em mãos um bonito registro dos lugares que visitaram.     

Para mais informações, clique em saiba mais ou entre em contato conosco no número (31) 3283 – 5777.

Deixe um comentário

Open chat
Fale com um consultor.