US Dólar: R$5,75 Euro: R$6,27 Validade: 25/07/2024

Lençóis Maranhenses – Quando ir, o que fazer?

LENÇÓIS MARANHENSES – QUANDO IR, O QUE FAZER?

 

Um verdadeiro oásis, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é o destino perfeito para quem procura aventura e contemplação da natureza. No entanto, há muitas dúvidas sobre este destino: Qual a melhor época? O que fazer na locação? Qual o aeroporto mais próximo? Localização dos Lençóis e muito mais. Continue lendo nosso post e descubra todas estas informações.   

Qual a melhor época?

Para melhor orientar sua escolha, devemos entender as influências climáticas ao longo do ano. O litoral do Maranhão possui duas estações principais, sendo elas:: A chuvosa, de fevereiro a maio, e a seca, de junho a janeiro. 

Conforme o período seco avança as lagoas secam pouco a pouco, chegando em novembro com o seu nível bem baixo. Entretanto, devemos lembrá-lo que tudo isso depende do nível de chuva do ano, portanto, é sempre bom buscar informações com a administração do Parque Nacional ou com o receptivo local.

Considerando o visual de lagoas e qualidade para banho, podemos dizer que o melhor período para esta viagem vai de maio a setembro. Mas caso você deseje ir em outra época do ano, a unidade se encontra aberta à visitação durante o ano inteiro.

O que fazer no destino?

  1. Assista o pôr do sol nas dunas – Em todos os horários do dia os Lençóis são maravilhosos, mas somente na hora do pôr do sol que você poderá ver os tons alaranjados refletidos nas águas claras. Ao ver o entardecer, você vai ter a certeza que aquele é o lugar mais lindo do mundo.
  2. Circuito Lagoa das Emendadas – Para realizar o circuito, será necessário enfrentar algumas horas de Caminhada. O percurso começa em um carro 4×4 e finaliza com a pé, ida e volta tem cerca de 4h de duração. Porém, ao longo da caminhada, há diversas paradas para banhos e contemplar as paisagens.
  3. Aulas de kitesurfe – Se você adora esportes, não pode deixar esta oportunidade passar. Uma das vantagens deste destino é a diversidade de paisagens, se você cansar dos banhos de água doce, poderá ir até as praias. Dentre as praias, a de Atins é conhecida por ser um ponto de encontro de atletas de kitesurf no Brasil. Uma ótima oportunidade para investir em algumas aulas.

  4. Conheça os rios da região – A maioria dos rios nos levam a lagoas, dunas e até mesmo a praias. Dentre todos os rios, indicamos dois: Rio Preguiças que passa por Barreirinhas, Vassouras, Mandacaru, Caburé e Atins; Rio Formiga, que passa pelo povoado Cardosa e acontece passeios de boia cross (descida do rio em boias). 

  5. Além destas opções citadas acima, há diversas outras. Para saber mais, entre em contato conosco! 

Qual o aeroporto mais próximo? 

Os Lençóis Maranhenses estão localizados no Maranhão, há 250KM da capital de São Luís.  O melhor aeroporto para se chegar aos Lençóis, é o Aeroporto Internacional de São Luís (SLZ), este recebendo voos diretos de diversas cidades brasileiras, sendo algumas delas: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre, Belo Horizonte, Belém, Recife, Porto Alegre e Teresina. E de São Luís para os Lençóis, o ideal é um transfer.

 Principais dúvidas:

Lençóis Maranhenses ficam em qual cidade?

Os Lençóis estão localizados na cidade de Barreirinhas,  mas você pode ser acesso ao Parque por outras localidades, como: Humberto de Campos e Primeira Cruz.

As águas são doces ou salgadas?

Segundo ICMBio, as piscinas naturais ou lagoas são de água doce (não tratada), estas formadas por águas de chuva ao encontrarem o lençol freático.

Quantos tempo ficar nos Lençóis Maranhenses?

Para conhecer as três bases principais, o ideal é 10 dias. Mas em nossos pacotes, você poderá encontrar outras alternativas para quem não tem tantos dias disponíveis.

Em caso de outras dúvidas, estamos colocando uma de nossas consultoras à disposição, basta clicar no botão abaixo. 

Deixe um comentário